Pular para o conteúdo principal

City Logistics – Distribuição Urbana (Parte 3)

Continuação .... Mas o caos já era anunciado, em umas das vias que será no futuro uma das principais artérias de passagem de veículos pela Avenida Paulista, em 1928 que poderemos aqui falar que era uma via recém descoberta, pois a sua abertura data do ano de 1905, já vivia seus dias de congestionamento.
* Foto da Avenida Paulista - 1928
Portanto, observando as fotos acima, poderemos concordar com os profissionais que responderam à pergunta feita, que só o rodízio de automóveis não funciona para o trânsito da cidade e nas proximidades da área central, poderia haver a implantação de pedágios, como em Londres/Inglaterra onde se buscaria a redução do fluxo de automóveis privilegiando o transporte público de passageiros, a liberação de táxis, motos e veículos de carga para o tráfego na área central.

* Bonde na Praça da Sé/SP - 1937

Indo mais fundo na questão, há necessidade de um planejamento urbano, visando algumas sugestões aqui apresentadas, inicialmente, na área de transportes pública de passageiros, com o desenvolvimento de projetos muito específicos no sistema viário existente e no do entorno do centro urbano para viabilizar o transporte e a distribuição de produtos.

Centro Expandido da Cidade de São Paulo

Cabe uma observação quanto ao uso de motos e bicicletas, só serve para pequenas encomendas, não solucionando o problema, apenas uma pequena parte dele. *Coleção Rotogravuras de O Estado de S. Paulo

Comentários

  1. Gostaria muito de fazer pós graduação em Logistica e infelizmente não encontro universidades que ofereça o curso.
    Maria Inês

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?