Pular para o conteúdo principal

Planejar a estratégia para gerir os custos

Outro dia um conhecido, dono de uma das várias transportadoras da região, me perguntou como resolver os problemas resultantes da "crise mundial" que assola o nosso País e que poderia trazer algumas complicações para a empresa dele. Falando como consultor, vendo algumas atitude de algumas empresas de outros setores, disse o que achava do resultado da "crise". Charles, essa crise não vai passar rapidamente, mas nós, no Brasil, temos sempre um modo de nós manter e "driblar" as crises, pois passamos por várias e sem serem de âmbito mundial. Talvéz, em 6 ou 7 meses, estaremos realmente sabendo como a "crise" realmente irá nos afetar. Ano passado, algumas empresas vendo um crescimento muito bom, investiram pesado, e falando especificamente de algumas transportadoras que tive contato, os investimentos realmente foram pesados. Caminhões, carretas, funcionários máquinas pesadas para trabalhar em usinas, entre outros investimentos. Quando a "crise" se aproximou, e ela veio muito rapidamente, essas empresa não estavam preparadas para os problemas que iriam aparecer. Simplesmente se esqueceram do passado e simplesmente aceitaram os discursos do nosso Presidente de que uma crise não chegaria ao nosso País. Mas ela chegou, e com ela todos as dificuldades advindas de uma Crise Globalizada. Investimentos estrangeiros cortados, exportações canceladas, faturamentos caindo vertiginosamente. Ai surge as perguntas de como sair das armadilhas que os próprios empresário criaram na ânsia do crescimento empresarial. Mas esse conhecido me fez uma pergunta muito pertinente. Como resolver os problemas dos custos existentes dentro de cada empresa sem que haja uma demissão de funcionários e de colaboradores? Disse a ele que rever os custos da empresa seria o início. Mas rever os custos variáveis, aqueles que podem sempre ser cortados inicialmente. Parece óbvio, mas é ai que sempre há erros de análise. Cortar todos os custos vairáveis, de início poderia salvar empregos, pois funcionários treinados e capacitados fazem falta no mercado, e disse ainda, você poderá colocar esse pessoal a disposição da concorrência. Outra sugestão dada, reavaliar todos os investimentos feitos e renegociar os pagamentos, incluindo nessa negociação os prazos e juros dos pagamentos. Mas uma coisa que ele gostou e está avaliando foi o de rever todo o planejamento estratégico da empresa, replanejando-o para pelo menos 18 meses. Replanejar a estratégia da empresa e cortar custos variáveis. Ai está a sobrevivencia das empresas aqui na nossa região.

Comentários

  1. Flávio, concordo com vc que esse seja o caminho, mas não é tão simples como parece, pois despesas e custos váriaveis que dizem respeitoa a infra-estrutura ou ferramentas operacionais pode haver uma força tarefa, um estudo minucioso do mínimo que pode-se alcançar sem afetar a qualidade e o resultado final seja produto ou prestação de serviço. Já nos recursos humandos existem direitos garantidos, premiações e comissões, tempo de serviço e outras váriaveis que mexem na vida direta das pessoas, e indiretamente de outras pessoas correlacionadas, ou seja, pessoas não são como muitos pensam, "somente números", cada uma tem sua vida e sua opinião do que fazer dela, dessa forma, desligamento acabam acontecendo.
    Adriano Ramos.
    Adm. Controller

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve