O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentou, no último dia 8, a nova metodologia de pesagem para balanças dinâmicas, flexibilizando a precisão utilizada atualmente, considerada rigorosa. As normas do Inmetro para homologação e aferição de balanças exigem exatidões de 0,5% no peso bruto e 1,6% no peso por eixo, muito inferiores às tolerâncias do CONTRAN, de 5% no peso bruto e 7,5% por eixo. O novo procedimento separa a exatidão dos instrumentos de pesagem em diversas classes, variando de 0,2% a 10%.
FONTE: NTC&Logística
Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a. largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b. Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c. Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?
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