TIPOS DE LOCOMOTIVAS
1. A LOCOMOTIVA A VAPOR
As locomotivas a vapor compõem-se de três partes principais: a caldeira, a máquina a vapor propriamente dita e o veículo. Uma locomotiva a vapor possui um vagão-reboque chamado "tender", que transporta o combustível e a água necessários à alimentação da máquina.
Apesar do progresso dos demais tipos de locomotivas, as a vapor ainda são utilizadas em alguns países. Porém elas não mantêm a mesma velocidade média das locomotivas a diesel ou elétricas e não têm boa eficiência de combustível. Uma locomotiva a vapor precisa queimar grande quantidade de combustível para produzir energia, embora apenas pequena parte do calor produzido seja usado para fazê-la mover-se. A quantidade restante não é aproveitada.
2. A LOCOMOTIVA A DIESEL
As locomotivas a diesel geram sua própria energia e podem percorrer longos percursos sem interromper a marcha para reabastecimento ou manutenção. Este tipo de máquina permite parada e partida imediata, além de uma aceleração mais rápida.Essas locomotivas têm maior eficiência de combustível do que as locomotivas a vapor, e exigem manutenção mais fácil e de menor custo.
3. A LOCOMOTIVA ELÉTRICA
Ao contrário das locomotivas a diesel, as elétricas não produzem sua própria energia, pois dependem de uma rede de distribuição de energia. Utilizam energia elétrica fornecida por uma usina central, que pode localizar-se a quilômetros de distância. Portanto, uma locomotiva elétrica necessita de fios elétricos especiais para obter sua energia.
O custo de manutenção de uma rede ferroviária eletrificada é muito elevado por causa dos fios e equipamentos especiais envolvidos. Contudo, elas recebem grande quantidade de energia das usinas centrais, enquanto as máquinas a diesel estão limitadas à energia que podem auto-produzir.
Algumas das vantagens das locomotivas elétricas são a grande potência, partidas instantâneas, capacidade de deslocar pesadas composições através de regiões montanhosas sem diminuição de velocidade, deslocamento silencioso e não produção de fumaça ou gases de exaustão. Esses fatores permitem sua utilização em áreas densamente povoadas e em ferrovias sob o solo e através de extensos túneis.
Fonte:http://www.fcasa.com.br/curi_01.asp
Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias. Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico: 1 Primo 2 Segundo 3 Terceiro 4 Quatro 5 Quinto 6 Sexto 7 Sétimo 8 Oitavo 9 Nono 0 Negativo Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): ONU Geográfico A - Alfa = América B - Bravo = Brasil C - Charlie = Canadá D - Delta = Dinamarca E - Eco = Europa F - Foxtrot = França G - Golf = Guatemala H -...
Flávio, gostaria de saber informações sobre a reativação da malha ferroviária pela ALL em trecho que vai de Barretos (SP), Bebedouro (SP), Araraquara (SP).
ResponderExcluirE-mail: desenvolvimento.ronaldo@bebedouro.sp.gov.br
Atenciosamente,
Ronaldo.