Pular para o conteúdo principal

Carga ferroviária vai utilizar rede de alta velocidade

Nosso "patrícios" estão alguns anos a nossa frente com relação ao transporte de cargas por ferroviária. Hja visto que o transporte de mercadorias em comboios dedicados de alta velocidade está em estudos como iniciativa de algumas empresas, tais como, FedEx, TNT, UPS, Air France e La Poste com a possibilidade de implantação em 2011, segundo Alain Chaillé, Vice-Presidente de Operações da FedEx para a Europa do Sul. O projeto denominado “High Speed Project” tem como objetivo principal a contribuição para a redução das emissões de dióxido de carbono substituindo o transporte aéreo pelo ferroviário de alta velocidade em trajetos inferiores a três horas. Com isso em até quatro anos haverá uma interligação de Paris a cidades como Londres, Colónia, Amesterdão ou Bruxelas Para que isso seja efetivado, serão utilizados comboios dedicados de alta velocidade preparados para receber contentores, estando neste momento o material circulante a ser desenvolvido por fabricantes como a Alstom e a Siemens. Ainda para a viabilização do projeto serão necessários ajustes os terminais ferroviários para receberem este novo tipo de comboios de mercadorias. Entendendo, o tempo para transferir a carga do avião para o comboio no “hub” de Paris da FedEx não vai demorar mais do que 20 minutos. A multinacional norte-americana pretende utilizar o aeroporto de Charles de Gaulle como plataforma para a carga expresso oriunda do seu “hub” de Memphis que tem como destino a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Bélgica ou Holanda, países que vão estar ligados a França através da rede ferroviária europeia de Alta Velocidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?