Nosso "patrícios" estão alguns anos a nossa frente com relação ao transporte de cargas por ferroviária.
Hja visto que o transporte de mercadorias em comboios dedicados de alta velocidade está em estudos como iniciativa de algumas empresas, tais como, FedEx, TNT, UPS, Air France e La Poste com a possibilidade de implantação em 2011, segundo Alain Chaillé, Vice-Presidente de Operações da FedEx para a Europa do Sul.
O projeto denominado “High Speed Project” tem como objetivo principal a contribuição para a redução das emissões de dióxido de carbono substituindo o transporte aéreo pelo ferroviário de alta velocidade em trajetos inferiores a três horas. Com isso em até quatro anos haverá uma interligação de Paris a cidades como Londres, Colónia, Amesterdão ou Bruxelas
Para que isso seja efetivado, serão utilizados comboios dedicados de alta velocidade preparados para receber contentores, estando neste momento o material circulante a ser desenvolvido por fabricantes como a Alstom e a Siemens. Ainda para a viabilização do projeto serão necessários ajustes os terminais ferroviários para receberem este novo tipo de comboios de mercadorias.
Entendendo, o tempo para transferir a carga do avião para o comboio no “hub” de Paris da FedEx não vai demorar mais do que 20 minutos.
A multinacional norte-americana pretende utilizar o aeroporto de Charles de Gaulle como plataforma para a carga expresso oriunda do seu “hub” de Memphis que tem como destino a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Bélgica ou Holanda, países que vão estar ligados a França através da rede ferroviária europeia de Alta Velocidade.
Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta paletes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve
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