Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias.
Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico:
1 Primo
2 Segundo
3 Terceiro
4 Quatro
5 Quinto
6 Sexto
7 Sétimo
8 Oitavo
9 Nono
0 Negativo
Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN):
ONU Geográfico
A - Alfa = América
B - Bravo = Brasil
C - Charlie = Canadá
D - Delta = Dinamarca
E - Eco = Europa
F - Foxtrot = França
G - Golf = Guatemala
H - Hotel = Holanda
I - Índio = Itália
J - Juliette = Jamaica
K - Kilo = Kênia
L - Lima = Londres
M - Mayke = México
N - November = Noruega
O - Oscar = Oceânia
P - Papa = Portugal
Q - Quebec = Quito
R - Romeu = Roma
S - Sierra = Santiago
T - Tango = Toronto
U - Uniform = Uruguai
V - Victor = Venezuela
W - Wisky = Washington
X - X Ray = Xingú
Y - Yankee = Yucatan
Z - Zulu = Zanzibar
E aquele que geralmente acabamos usando, o Código “Q” Internacional. Código Fonético Internacional e o código internacional de sinais, chamado de Código Q, foi aprovado em 21 de Dezembro de 1959, na Convenção Internacional de Telecomunicações em Genebra. A função do código fonético e código Q, é simplificar, dar maior fluidez, e principalmente o entendimento entre operadores de radiocomunicação em qualquer idioma, tanto falado, quanto codificado em Código Morse, pela substituição de informações por um conjunto de três letras, sempre iniciadas pela letra Q.
O mesmo grupo de letras pode ter sentido negativo seguido da letra "N", ou afirmativo seguido da letra "C". Desde que não se utilizem abreviaturas, e não sendo possível outro sinal ou método convencional, é permitido o emprego de palavras ou expressões em linguagem corrente para complementar ou ampliar o significado da linguagem "Q".
O código fonético internacional associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A corespondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
QRA - Nome da estação
QRB - Qual a distância?
QRD - Qual a sua localização
QRG - Freqüência de operação
QRI - Tonalidade de sinais (1 a 5)
QRH - Sua freqüência varia
QRK - Inteligibilidade dos sinais (1 a 5)
QRL - Estou ocupado, não interfira
QRM - Interferência de outra estação
QRN - Interferência atmosférica ou estática
QRO - Aumente sua potência
QRP - Diminuir sua potência
QRQ - Manipule mais rápido
QRR - S.O.S. terrestre
QRS - Manipule mais devagar
QRT - Vou parar de transmitir
QRU - Você tem algo para mim?
QRV - Estarei à sua disposição
QRW - Estação “X” chama em ...KHz/s
QRX - Aguarde sua vez de transmitir
QRY - Quando será minha vez de transmitir
QRZ - Quem me chama?
QSA - Intensidade dos sinais
QSB - Seu sinal varia
QSD - Sua Transmissão é defeituosa
QSJ - Taxa, dinheiro
QSL - Entendido, confirmado
QSM - Repita a última mensagem
Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem - a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) - são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização - consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti
Q R U NAO E PROBLEMA?
ResponderExcluirSim... atualmente QRU indica problema, mas quando o código foi criado, a indicação era "Você tem algo para mim?". Com o tempo, aqui no Brasil, principalmente, virou "qual o Problema."......
ResponderExcluirQual a melhor forma de gravar o código"Q'??
ResponderExcluirSara... a melhor maneira é escrever e usar.... sem isso não se consegue gravar o código.
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