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Dicas para reduzir custos de expedição

Em “tempos de crise”, reduzir custos pode fazer a diferença entre a continuidade de um negócio ou a manutenção de um cliente, e bem gerenciar os custos de expedição pode trazer bons resultados. Existem basicamente dois tipos de embarque: aqueles “com horários e datas programados” e os “críticos”. Identificar a diferença entre eles e entender a cadeia de suprimentos dos seus clientes e fornecedores, pode contribuir para melhores tomadas de decisões referentes aos processos de embarque e expedição. Como sempre, não existe uma “receita de bolo”, mas seguem algumas dicas para reflexão e avaliação: Contrate as pessoas certas! Contratar pessoal com “a cabeça voltada para a Logística”, preferencialmente com alguma experiência, deve assegurar a capacidade de bem distinguir entre o “urgente” e o “importante”, definindo adequadamente os meios de carga e transporte a serem utilizados. Sua equipe deve estar qualificada para identificar os meios adequados, o nível de criticidade e buscar os menores custos; Faça uso da tecnologia! Identificar e implantar a tecnologia “mais adequada” para gerenciar seus embarques e “lincar” seus clientes dentro dessa platafoma tecnológica permite maior visibilidade e práticas comuns de processo. A plataforma tecnológica utilizada deve ser de fácil visualização por parte de seus clientes (principalmente), conduzindo a um “pipeline” comum dentro dos processos de SCM; Garanta a visibilidade! O seu cliente tem visibilidade de todas as etapas do processo de embarque e entrega? O sucesso de um processo de expedição e entrega depende da adequada conexão entre os sistemas do embarcador, fornecedor e transportadores. Seja através da “web” ou alguma plataforma “comum”, o cliente deve ter a disponibilidade de informação de cada passo do processo; Esteja preparado “100% do tempo”! Problemas de expedição são, muitas vezes, “imprevisíveis”. Para garantir visibilidade e atendimento, tenha especialistas com “poder de decisão” 24 horas por dia/ 7 dias por semana / 365 dias por ano, capazes de avaliar e resolver qualquer problema potencial que possa surgir, a qualquer momento (“Sorry, but shit happens!); Conheça os processos de seus clientes! Nem todos os embarques são críticos! Conhecer as necessidades de seus clientes podem ajudar a identificar soluções mais “flexíveis”. Com um pouco mais de tempo para entrega, pode-se economizar muito; Use somente as melhores empresas de transporte! Custos mais baixos raramente traduzem os melhores “valores”! Use um “mix” entre qualidade de serviços e custos para escolher seus fornecedores de frete e tenha sistemas de avaliações periódicas do nível de atendimento destas; Seja criativo! Revise periodicamente todas as informações de embarque e busque identificar eventuais “tendências negativas”. Mantenha-se atento e busque desenvolver soluções antes mesmo que seus clientes percebam. Esteja sempre pronto para sugerir melhorias na cadeia de abastecimento. Mantenha margens de segurança sobre os prazos de entrega: Essa é uma dica óbvia, mas nunca deve ser esquecida! Entregue no prazo acordado, sempre! Quando isso não for possível, garanta todas as informações com o máximo de antecedência ao seu cliente e tenha preparadas soluções alternativas. Não existe nenhuma garantia de que falhas não ocorram. A principal missão dos “players” do processo é reduzir ao máximo o potencial de ocorrência e, eventualmente, a gravidade de seus efeitos, para benefício de todos. João Paulo Lopez é graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós Graduado em Administração da Produção e Gestão da Qualidade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e MBA em Logística Empresarial pela FGV. Atua como Consultor Empresarial em Logística focado no desenvolvimento de treinamentos voltados à Cadeia de Abastecimentos e na implantação de sistemas gerenciais de controle em Logística Integrada, atuando em empresas como Toyota, Duratex, Thyssen Krupp, Textron e Valeo entre outras. Fonte: João Paulo Lopez

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