Pular para o conteúdo principal

Transporte rodoviário em busca da sustentabilidade

Ações preventivas e orientação sobre descartes de pneus cada vez mais precisam fazer parte do dia a dia do transporte rodoviário. O setor é apontado como grande culpado dos danos ao meio ambiente. Nesse cenário começamos a ver empresas ligadas ao setor também se adiantarem na preocupação e lançarem campanhas em prol da sustentabilidade. O transporte rodoviário é responsável pela movimentação de mais de 60% das cargas no Brasil, e contradizendo a definição da palavra do momento - a sustentabilidade - é a via de transporte que pode apresentar maiores danos ao meio ambiente. Discussões neste entorno culpam os motoristas autônomos e as empresas transportadoras pela má conservação das frotas, o descontrole na emissão de poluentes e o descarte inadequado dos resíduos sólidos inservíveis, como os pneus utilizados pelos caminhões. Entidades do setor, como a CNT - Confederação Nacional do Transporte mantêm programas visando fortalecer a cultura da responsabilidade ambiental junto aos transportadores, como o Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, lançado em 2007. O programa tem forte atuação no campo educativo, com treinamentos e palestras, e na prática verifica os caminhões pelos opacímetros (equipamentos que analisam a fumaça emitida pelos veículos), instalados por iniciativa da Confederação. Na linha da orientação sustentável, empresas fornecedoras de produtos automotivos também pautam ações preventivas e sugerem atitudes responsáveis aos seus clientes, como é o caso da Laguna Pneus, importadora de pneus novos para o Brasil. O pneu é considerado o segundo maior custo nas despesas das transportadoras e, portanto, a decisão pelo fornecedor correto precisa ser muito analisada. Apostando em agregar um diferencial, a importadora Laguna Pneus mantém um estreito relacionamento com o cliente a fim de acompanhar desde a compra, manuseio, utilização, até o momento de descarte destes pneus. "Hoje reconhecemos que muitas empresas estão abertas a implantar políticas responsáveis, mas não sabem como agir ou onde buscar informações. É responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia de transportes, de alguma forma, facilitar este acesso e ampliar o alcance das soluções sustentáveis", pontua Fabrício Fassina, administrador de empresas e sócio-diretor da Laguna Pneus. Na campanha, a empresa importadora busca expor que uma melhor utilização dos pneus permite a geração de redução de despesas, menores impactos ambientais e ainda reutilizar os pneus descartados em diversos outros meios. As orientações da importadora vão desde a escolha do local ideal para armazenagem do estoque da transportadora até a orientação sobre a manutenção adequada do alinhamento dos veículos da frota, o que ocasiona menor desgaste do pneu e, consequentemente, mais tempo de uso antes do descarte, poupando recursos naturais que são utilizados na fabricação do pneu, neste caso, o petróleo e a borracha. Fabrício ressalta ainda que o objetivo maior é a orientação sobre ações preventivas, mas que guiar o consumidor para o descarte responsável também é fundamental. "A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), por exemplo, lançou em 1999, o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, coordenado pela Reciclanip, que hoje conta com 332 pontos de coleta em 21 estados que recebem pneus sem mais utilidade para o transporte. É uma das formas das empresas efetuarem um descarte facilitado, deixando a cargo da Associação a destinação do produto final", finaliza o importador. Reciclagem de pneus - Desde a criação do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, em 1999, 650 000 toneladas de pneus foram recolhidas, o equivalente a 130 milhões de pneus de veículos de passeio. Em 2008, foram 160 000 t. A coordenação do programa apresenta que de 10% a 15% desse total vem dos chamados "grandes geradores", frotas de transportadoras, revendedoras e lojas. De cada 10 pneus inservíveis destinados corretamente, cerca de sete viram combustível para fábricas de cimento - eles geram até mais energia que o carvão. Outros 25% são empregados na fabricação de artefatos de borracha, como tapetes de automóveis, pisos industriais e pó para asfalto. O resto é transformado em cintas de sofá, solados de sapatos e sandálias, borrachas de vedação e pisos industriais ou de quadras poliesportivas. Apesar das dificuldades, o Brasil é um grande reciclador de pneus, só atrás dos EUA em faturamento e volume. O setor gera uma receita de R$ 5,6 bilhões ao ano (dados de 2007). São 7,6 milhões de pneus reformados para caminhões e ônibus, 8 milhões para automóveis, 2 milhões para motos e 300 000 para veículos agrícolas ou off-road anualmente: um total de 17,9 milhões. FONTE: REVISTA FATOR BRASIL. Colaboração do aluno do curso Técnico em Logística do Senac/RP, Osmar Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve