Pular para o conteúdo principal

Trem de Alta Velocidade

O aluno do curso Técnico em Logística do Senac/RP, Raphael Johara, que para a minha infelicidade é corintiano roxo encaminhou este artigo do UOL Esporte. Governo federal sonha com Trem de Alta Velocidade para Copa-2014 O governo federal já sonha com o TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Atualmente em fase de estudos técnicos para execução da obra, o projeto prevê que o trem percorra um trajeto de aproximadamente 510 km em até duas horas e tenha oito estações obrigatórias. Representantes do governo federal estiveram em Guarulhos, uma das paradas, para oficializar a estação na Grande São Paulo, nesta sexta-feira. Além do ponto no Aeroporto Internacional de Cumbica, existirão estações no Campo de Marte, na cidade de Campinas, no Aeroporto de Viracopos - também em Campinas - e em São José dos Campos. No Rio de Janeiro, as paradas previstas são no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Leopoldina e em Barra Mansa. A previsão é que uma licitação para execução do projeto seja realizada até julho de 2010. Segundo os representantes do governo federal, o preço da passagem ainda não foi definido, mas deverá ficar em valor intermediário entre os transportes rodoviário e aéreo. "Nossa intenção é que o custo do bilhete seja um pouco superior ao do ônibus, com a vantagem sobre o tempo de viagem, mas que fique abaixo da tarifa aérea", explicou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Com velocidade média de 350 km/h, o trem deverá transportar cerca de 30 milhões de passageiros por ano. A reunião para oficializar a passagem do TAV por Guarulhos teve a presença de Figueiredo, Roberto Garibe (assessor especial da Casa Civil da Presidência da República) e Paulo Sérgio Passos (secretário-executivo do Ministério dos Transportes), além do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. Fonte: UOL Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?