Pular para o conteúdo principal

Resolução já dispõe sobre carga e descarga

A reportagem abaixo foi me enviada pelo amigo Sérgio Ferreira, que vive o mundo da Logística.

A resolução municipal n 210, publicada no Diário Oficial de Campinas em novembro 2006, dispõe sobre critérios das operações de carga e descarga de bens, mercadorias e valores na área central da cidade. Para as operações de carga e descarga são considerados peso bruto, dias da semana, horários e demarcação de locais do sistema viário público nas áreas central. Em 2009, a restrição de caminhões foi ampliada para o corredor central.
    
Os veículos são definidos de acordo com o artigo 117 do Código de Trânsito Brasileiro como de pequeno porte (até 6 toneladas), médio porte (entre 6 e 10 toneladas) e grande porte (acima de 10 toneladas). As operações de carga e descarga de bens e mercadorias em vagas demarcadas, na área central do município, são realizadas de acordo com o porte dos veículos e características do local, segundo a resolução municipal. Hoje, os veículos de pequeno porte podem fazer o transporte de carga de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia, em locais de estacionamento permitido. Já os de médio porte, de segunda a sexta-feira, das 20h às 8h, podendo ser prorrogado até 9h30, dependendo da via, conforme especificado no artigo 4 e anexo II da resolução. Aos sábados das 14h às 24h e aos domingos durante todo dia.
    
Já os veículo de grande porte podem transitar de segunda a sexta-feira, das 20h às 8h; aos sábados das 14h às 24h e aos domingos durante todo o dia. As operações de carga e descarga no mês de dezembro, do 1 ao 24 dia, deverão ocorrer das 22h às 8h, podendo se prorrogar até as 9h30, dependendo da via e do tipo de veículo. É vedada a operação de carga e descarga de bens, mercadorias, inclusive de valores, na área exclusiva de circulação de pedestres. (CA/AAN).



Fonte: Correio Popular (SP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Código “Q”

Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias. Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico: 1 Primo 2 Segundo 3 Terceiro 4 Quatro 5 Quinto 6 Sexto 7 Sétimo 8 Oitavo 9 Nono 0 Negativo Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): ONU Geográfico A - Alfa = América B - Bravo = Brasil C - Charlie = Canadá D - Delta = Dinamarca E - Eco = Europa F - Foxtrot = França G - Golf = Guatemala H -...

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...