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Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são:
Pré-lingagem - a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento.
Paletização (Paletes/Pallets) - são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga.
Conteinerização - consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente utilizada no transporte internacional.

Vantagens e Desvantagens dos Paletes

As vantagens dos paletes são:
  • Redução de perdas, roubos e avarias à carga;
  • Redução de rotulagem e marcação dos embarques, pois não é necessário realizar as operações para cada item;
  • Possíveis reduções de utilização de mão-de-obra na movimentação da carga, nas dependências da empresa exportadora;
  • Aumento da capacidade das instalações de estocagem, por meio de maiores alturas de empilhamento;
  • Maior rapidez nas operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, permitindo aumento da rotatividade dos mesmos;
  • Redução das taxas de capatazia no porto de embarque. Na maioria dos portos, apenas quando o peso da unidade de carga excede 1.000 kg;
  • Redução das taxas de estiva no porto de embarque. Esta vantagem só é diretamente apropriada pelo exportador quando ele contrata e paga o serviço de estiva da mercadoria a bordo do navio;
  • Frete básico marítimo inferior àquele pago com o emprego de outras formas de acondicionamento, quando há frete promocional (liner-terms);
  • Descontos e franquias concedidos sobre o valor do frete básico marítimo (liner-terms);
  • Possibilidade de aplicação do conceito de "sistema global de transportes", no qual a carga se movimenta na forma unitizada desde as dependências do produtor até a loja de varejo, onde a mercadoria pode ser vendida diretamente do pallet.
As desvantagens dos paletes são:
  • Espaços perdidos dentro da unidade de carga;
  • Investimentos na aquisição de pallets, acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga (sensivelmente menores que os necessários para a movimentação de conteineres);
  • O peso próprio da plataforma e o volume da mesma podem aumentar o valor do frete, se os transportadores não estabelecerem franquias para essas características físicas do pallet;
  • Eventual exigência de modificações nos lay-outs das instalações do exportador e dos terminais intermediários.
Vantagens e Desvantagens dos Contêineres

As principais vantagens dos contêineres são:
  • Redução de perdas, roubos e avarias à carga;
  • Possíveis reduções de custos de rotulagem e embalagem, sendo estas observadas, principalmente, nos casos em que o conteiner é transportado porta (exportador) a porta (importador);
  • Possíveis reduções de utilização de mão-de-obra na movimentação da carga, nas dependências da empresa exportadora;
  • Estocagem de mercadoria em áreas descobertas. Este fator pode ser neutralizado se o exportador pagar taxa de demurrage (sobreestadia) pelo uso do conteiner além do prazo livre;
  • Maior rapidez nas operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, permitindo, em conseqüência, aumento da rotatividade dos mesmos;
  • Carregamentos e descarregamentos de veículos e embarcações sob condições climáticas adversas;
  • Redução das taxas de capatazia no porto de embarque;
  • Redução das taxas de estiva, conferência e conserto de carga no porto de embarque. Esta vantagem só é diretamente apropriada pelo exportador na situação em que este contrata e paga o serviço de estiva da mercadoria a bordo do navio;
  • Frete marítimo inferior àquele pago com o emprego de outras formas de acondicionamento, quando há frete promocional (liner-terms);
  • Descontos sobre o frete básico marítimo (liner-terms) sob certas condições, sendo a H/H (house-to-house) a mais freqüente;
  • Possíveis reduções dos tempos totais de viagem, com o emprego de navios expressos.
As principais desvantagens da utilização de contêineres são:
  • Espaços perdidos dentro da unidade de carga;
  • Exigência de equipamentos de alto investimento para a movimentação da unidade de carga nos locais de expedição e recebimento e nos pontos de transferência de veículo de transporte;
  • Pagamento de aluguel do conteiner;
  • Pagamento de taxas de demurrage (sobreestadia) pelo uso do conteiner, quando este ficar à disposição do exportador por um período além do prazo livre;
  • Transporte do conteiner vazio para o local onde se faz a estufagem do mesmo;
  • A incorporação da tara do conteiner na tonelagem global de transporte pode acarretar acréscimos no valor do frete rodoviário, na situação em que a carroceria for do tipo reversível conteiner/carga seca;
  • Sujeito a pagamento de frete marítimo mínimo que pode exceder o frete da mercadoria transportada sob outra forma de acondicionamento;
  • Acréscimos no valor do frete básico marítimo (liner-terms) sob certas condições, sendo as P/H (pier-to-house) e P/P (pier-to-pier) as mais freqüentes;
  • Custos de reparos, reposição e retorno dos conteineres.
Vantagens e Desvantagens das Lingas

As principais vantagens das lingas são:
  • Redução de perdas, roubos e avarias à carga;
  • Possíveis reduções de utilização de mão-de-obra na movimentação da carga, nas dependências da empresa exportadora;
  • Maior rapidez nas operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, permitindo, em conseqüência, aumento da rotatividade dos mesmos;
  • Redução das taxas de capatazia no porto de embarque. Na maioria dos portos, apenas quando o peso da unidade de carga excede 1.000 kg.
  • Redução das taxas de estiva no porto de embarque. Esta vantagem só é diretamente apropriada pelo exportador quando ele contrata e paga o serviço de estiva da mercadoria a bordo do navio;
  • Descontos concedidos sobre o valor do frete básico marítimo (liner terms).
Dentre as desvantagens das lingas, se destacam:
  • Investimentos na aquisição de lingas e equipamentos para movimentação das unidades de carga;
  • Custos de reposição e retorno das lingas, caso não sejam descartáveis (em princípio, esses custos são sensivelmente menores do que os pertinentes ao conteiner e ao pallet).
(Fonte: Novo Milênio Containers: http://www.novomilenio.inf.br/porto/contei24.htm )

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