Diversas empresas têm reclamado da qualidade do serviço prestado pelos operadores logísticos no Brasil. O aspecto mais interessante destas reclamações é que todas elas se referem a fornecedores distintos, ou seja, não existe um foco em um determinado prestador de serviço, mas um descontentamento generalizado com uma extensa gama de fornecedores, desde pequenas empresas nacionais até grandes operadores internacionais.
Outro ponto que me chamou a atenção foi que algumas delas estão em processo de mudança para um novo fornecedor de serviços, e alguns dos escolhidos por determinadas empresas são os mesmos que não está satisfazendo alguns clientes atuais, aqueles que têm reclamado da qualidade do serviço prestado.
Este fato me fez questionar onde está a origem do problema. Estamos falando de empresas sem qualificação para prestar o serviço requerido? Ou será que os contratantes não sabem exatamente o que querem na hora de escolher o parceiro logístico? Ou ainda, será que ambos estão esquecendo que vivemos em um país de dimensões continentais e que tem sérios problemas com sua infra-estrutura, no momento de combinar o nível de serviço desejado?
A resposta não me parece fácil, principalmente num mercado extremamente aquecido como o nosso. O desafio é grande para o operador logístico, que normalmente não possui ferramentas tecnológicas adequadas, tem que lidar com recursos humanos pouco qualificados e recursos materiais em quantidade insuficiente, conseguindo resultados pouco expressivos, além de não se preparar para os novos desafios que vem por aí.
Pelo lado das empresas contratantes, tem faltado planejamento estratégico e sobrado pressão para resultados no curto prazo, seja por uma posição conservadora quando da crise mundial recente, não prevendo retorno rápido aos níveis de demanda anteriores, ou ainda para buscar recuperar o mais breve possível eventual prejuízo daquele período conturbado.
Apesar de tudo temos motivos de sobra para estarmos otimistas com o futuro próximo. Temos uma profusão de investimentos de diversas fontes em galpões e terminais de cargas, os eventos de grande porte que estão por acontecer no país irão com certeza demandar investimentos públicos e privados em infra-estrutura, e existem diversas instituições de ensino produzindo material de qualidade para a formação de técnicos e executivos em logística.
Enfim, o que pode estar faltando na relação entre contratantes e contratados é o compartilhamento dos planos estratégicos de negócio, de ambas as partes, o entendimento profundo e detalhado de informações consistentes do modelo atual de operação e dos planos futuros de expansão, das demandas que estão por vir e de como as mesmas deveriam ser atendidas, em termos de prazos, custos e qualidade de serviços e produtos.
É mais barato discutir todas estas questões antes do estabelecimento da parceria logística do que engrossar a fila dos lamuriantes quando o divórcio for iminente.
Fonte: ASLOG - Artigo de Carlos Montagner
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