Pular para o conteúdo principal

O impacto das transportadoras na mobilidade dos grandes centros urbanos

Os males causados ao ser humano, ao meio ambiente e à economia pelo grande volume de veículos nas ruas dos grandes centros são conhecidos e discutidos há anos. Apesar dos investimentos para melhorar essa situação, os altos índices de congestionamento ainda persistem e afetam significativamente a mobilidade urbana.

No Brasil, mais de 100 municípios1 já tiveram que tomar medidas de restrição de circulação de veículos em áreas e horários determinados para amenizar os problemas causados pelo trânsito. Providências como essas afetam as empresas de transporte de carga, principalmente o trajeto conhecido como last mile – percurso final entre os centros de distribuição e o endereço de entrega. E, apesar de necessárias, essas restrições podem gerar um custo adicional para o transporte de mercadorias.

A saída para esse tipo de situação passa por um planejamento integrado que inclui gestão eficiente da frota, entendimento do negócio e das necessidades do cliente e flexibilidade para se adequar às novas regras preservando a saúde financeira da empresa.

Baseada nisso, a FedEx implementou uma nova rotina na entrega de um de seus clientes do setor de bens de consumo, que enfrenta grande sazonalidade devido às características de seus produtos. Com o objetivo de aumentar a produtividade da operação em períodos de pico, respeitando as regras de mobilidade das grandes cidades, a empresa passou a trabalhar com “estoque sobre rodas”.

Por meio de um trabalho que envolve os times de operação e de gerenciamento de risco, a empresa envia para as ruas um carro com produtos para reabastecer caminhões que já estão em rota de entrega. Cada “estoque sobre rodas” abastece de dois a três veículos por saída. Com isso, os caminhões ficam cerca de três horas a mais por dia realizando entregas e a produtividade por veículo cresceu, em média, 29,8% em número de entregas. Se esses caminhões tivessem que voltar ao Centro de Distribuição para buscar novos pacotes, não conseguiriam retornar às entregas no mesmo dia devido ao tempo gasto no trajeto e às restrições de circulação.

Com esta iniciativa, a FedEx reduziu em aproximadamente 25% o número de veículos nas ruas para atender essa operação. Esta redução também ajuda a melhorar trânsito e a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.

Outra medida eficiente que as transportadoras podem tomar para melhorar a mobilidade urbana está relacionada à localização dos seus centros de distribuição. Um estudo cuidadoso de rotas pode indicar onde seriam os melhores pontos para a instalação das estações. A abertura de uma filial do serviço internacional da FedEx no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, há cerca de 3 anos, e a transferência de algumas rotas, que estavam baseadas na Lapa, para o novo endereço fez com a empresa passasse a percorrer 950 km a menos por dia.  

Fonte: Revista MundoLogística 
Antonio Queiroz é diretor de vendas da FedEx no Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve