Pular para o conteúdo principal

Resolução da ANTT

Uma lei já havia sido assinada mas, ainda, não totalmente posta em prática (Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, e na Lei nº 11.442, de 5 de janeiro de 2007). no dia 16 de março de 2009, a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres (www.antt.org.br) apresentou uma resolução para o que podemos chamar de impasse, a RESOLUÇÃO Nº 3056, DE 12 DE MARÇO DE 2009. Nas leis assinadas temos os deveres que as empresas do setor de transportes e associadas à ANTT devem obedecer a partir da data da publicação. Digo impasse, pois, alguns pontos ficaram sem serem totalmente esclarecidos. Esclarecimento esse que veio com a RESOLUÇÃO Nº 3056. Um aviso aos transportadores também foi colocado no site da ANTT, o qual está postado abaixo na integra:
AVISO TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS DE CARGAS
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16 de março de 2009) a Resolução nº 3.070/2009 que suspende por 60 dias as exigências para a obtenção do novo certificado de Registro Nacional de transportadores Rodoviários de Carga – RNTRC (Res. 3.056/2009).
Assim, até o dia 15 de maio de 2009 permanece válido o procedimento até então utilizado para obtenção do certificado. A partir de 16 de maio entram em vigor as novas exigências e inicia-se a operação do novo sistema do RNTRC. O certificado de registro deverá ser solicitado nos locais a serem indicados pela ANTT, com a presença do interessado.
Vale ressaltar que todos os transportadores cadastrados no RNTRC deverão se apresentar até o dia 09 de setembro de 2009 para adequar-se aos termos da Resolução nº 3.056/2009.
Dúvidas: 0800.610300 ou ouvidoria@antt.gov.br.
A resolução na integra e uma entrevista com um especialista em transportes da ANTT estarei postando a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Código “Q”

Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias. Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico: 1 Primo 2 Segundo 3 Terceiro 4 Quatro 5 Quinto 6 Sexto 7 Sétimo 8 Oitavo 9 Nono 0 Negativo Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): ONU Geográfico A - Alfa = América B - Bravo = Brasil C - Charlie = Canadá D - Delta = Dinamarca E - Eco = Europa F - Foxtrot = França G - Golf = Guatemala H -...

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...