O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse hoje (30) que o governo estuda um novo modelo para a malha ferroviária brasileira, que evitará o domínio de trechos de ferrovias por apenas uma empresa. Figueiredo participa do Seminário Ferroviário, na Câmara dos Deputados. A ideia é permitir que diferentes empresas utilizem as malhas ferroviárias que pertençam a outras empresas. Isso, segundo ele, barateará o custo do transporte de cargas e de pessoas.
“Não podemos repetir os erros cometidos no passado, que inviabilizaram o transporte ferroviário no Brasil”, disse o diretor da ANTT, em defesa do “direito de passagem” – forma como é chamada a integração das malhas.
Figueiredo lembrou que o país vive um momento inédito em sua história, no que se refere a ferrovias. “Estamos com investimentos crescentes na malha ferroviária. Em 2008, foram investidos R$ 4,196 bilhões. É um número bastante considerável, se comparado com os investimentos realizados em outras épocas”, disse. Em 2002, apenas R$ 625,5 milhões foram aplicados em transporte ferroviário.
A Valec – empresa pública responsável por diversas obras na malha ferroviária, vinculada ao Ministério dos Transportes – foi representada no Seminário Ferroviário por seu presidente, Juquinha Neves. Para ele, o direito de passagem será um grande benefício para o país. “Ao incentivar as ferrovias, o transporte de cargas poderá ter um barateamento de pelo menos 30% em seu custo”, disse
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou que “todas as ações preparatórias para a tomada de investimentos estão sendo tomadas pelo governo, em reconhecimento da importância de se prover meios de transporte mais eficientes do ponto de vista econômico, e de grande capacidade, como é o caso da ferrovia”.
Passos informou que a malha ferroviária atual do país é de 28 mil quilômetros já concessionados. “Na agenda do governo está prevista a construção de outros 10 mil quilômetros”, afirmou sem definir a data prevista para a conclusão das obras. “Boa parte será concluída no próximo governo”, completou.
“Acredito na possibilidade de conclusão de até 3 mil quilômetros de novas linhas até o final de 2010, para serem concessionadas. Entre elas a conclusão do trecho da Ferrovia Norte-Sul até Anápolis; as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia, e também da Transnordestina”, disse.
Figueiredo, Neves e Passos participam do Seminário Ferroviário, realizado na Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir a realidade do transporte ferroviário de carga, trem turístico e trem de alta velocidade no Brasil.
Fonte: Jornal do Brasil
Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a. largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b. Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c. Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?
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